Apostila Agente Administrativo Concurso Rio Acima MG 2022
A Apostila Agente Administrativo Concurso Rio Acima MG 2022 é de acordo com o edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Ortografia e acentuação. Articulação do texto: coesão e coerência. Classes de palavras. Sintaxe. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Discurso direto e indireto. Tempos, modos e vozes verbais. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da Crase. Pontuação. Equivalência e transformação de estruturas.
Matemática: ÁLGEBRA – I – Conjuntos Numéricos: 1. Operação com conjuntos: União, interseção, e diferença entre conjuntos; Resolução de problemas. 2. Conjunto dos Números Reais: Conjunto dos Números Naturais (IN); Conjunto dos Números Inteiros (Z); Conjunto dos Números Racionais (Q); Conjunto dos Números Irracionais (I); Conjuntos dos Números Reais (R). 3. Intervalos: 4. Operações com intervalos: Razões e proporções; Números proporcionais – regra de três; Porcentagem, juros simples. II – Relações e Funções: 1. Produto cartesiano, relação binária; 2. Funções: Domínio, imagem e contradomínio da função – Valor numérico de uma função; Função injetora, bijetora e sobrejetora; Domínio de validade de uma função real; Função inversa; Função composta; Funções polinomiais de 10 e 20 graus; Funções exponenciais e logaritmo. III – Progressões: 1. Progressão Aritmética (PA); Fórmula do termo geral de uma P.A.; Fórmula da soma dos n termos de uma P.A. finita. 2. Progressão Geométrica (PG): Classificação de uma P.G.; Fórmula do termo geral de uma P.G.; Fórmula da soma dos n termos de uma P.G. finita. IV – Análise Combinatória e Probabilidade: 1. Análise Combinatória: Princípio fundamental da contagem, fatorial – permutação simples; Arranjo simples; Combinação simples. 2. Probabilidade. GEOMETRIA – 1. Relações métricas no triângulo retângulo. 2. Relações métricas na circunferência: Áreas das figuras geométricas.
Conhecimentos Gerais: Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas a nível municipal, regional, nacional e internacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Lei Orgânica do Município de Rio Acima-MG; 2. Resolução nº 07, de 15 de dezembro de 2005 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Rio Acima-MG; 3. Lei Complementar nº 03, de 04 julho de 2007 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Rio Acima-MG; 4. Lei Complementar nº 01, de 20 de maio de 2021 – Dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Câmara Municipal de Rio Acima-MG, sobre o plano de cargos, carreiras e vencimentos de seus servidores e dá outras providências; 5. Portaria nº 44/2021 – Regulamenta as atribuições detalhadas dos cargos que compõem o Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de Rio Acima e dá outras providências. 6. Protocolo, registro, tramitação, expedição, arquivamento de documentos; 7. Noções de conservação e preservação de acervos documentais; 8. Noções na área de recursos humanos e materiais; 9. Noções e princípios de licitações públicas (Lei nº 8.666, de 21/06/1993); 10. Comunicação, relações interpessoais nas organizações e trabalho em equipe; 11. Elaboração de organogramas, fluxogramas e cronogramas; 12. Contratos administrativos; 13. Atendimento aos públicos interno e externo; 14. Estrutura administrativa da Câmara Municipal de Rio Acima-MG; 15. Fundamentos, conceitos e normas gerais da redação oficial (Manual de Redação da Presidência da República, 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas).
Atribuições do cargo AGENTE ADMINISTRATIVO:
Quanto à atuação legislativa: as atividades realizadas junto a área legislativa deverão observar as ordens das chefias da área, quais sejam Secretaria Geral do Legislativo e Secretaria Geral Adjunta do Legislativo: apoiar ao processo legislativo na tramitação de projetos de lei, resoluções, de emenda à Lei Orgânica, com o registro das etapas da tramitação, auxiliando no controle de prazos e escrituração devida dos livros da respectiva área de competência; assistir a elaboração de atos oficiais relativos à sua área de atuação: ofícios, projetos de lei, de leis complementares, de emendas, moções, indicações, requerimentos, recursos, representações e outras atividades correlatas; informar interna e externamente, quando solicitado o andamento dos processos em trâmite no Legislativo; acatar a distribuição as tarefas entre servidores do setor, agilizando a execução e cobrando resultados; prestar assistência aos trabalhos da Mesa Diretora durante reuniões plenárias e em seus despachos internos em relação a área Legislativa; apoiara elaboração de pauta de reuniões Plenárias, ordem do dia e respectivas publicações; redigir certidões que serão visadas pela Presidência; auxiliar a assessoria parlamentar apoiando a ação do Vereador na elaboração da produção legislativa; realizar a autuação processual dos projetos; proceder a distribuição conhecimento às comissões sobre a matéria recebida; elaborar e digitar comunicações, editais, atas, convocações; proceder aos informes à Mesa Diretora, aos Vereadores, à Secretaria Geral e ao Atendimento ao Cidadão sobre as matérias em tramitação; realizar a entrega, sob carga, dos processos distribuídos às Comissões; procederão ao armazenamento de dados atualizados no sistema de controle legislativo; outras tarefas afins. Quanto à atuação na administração interna: as atividades realizadas junto da administração interna da Câmara Municipal serão subordinadas diretamente à Diretoria Geral: auxiliaras áreas da Diretoria Geral, contabilidade, tesouraria; recursos humanos, compras, licitações e contratos, administração de pessoas, patrimônio; emitir relatórios pertinentes à área de atuação; distribuir e cobrar tarefas dos servidores envolvidos nas atividades do setor; apoiar a área de suprimentos, compras e licitações no processo de cotação e compras; apoiar a emissão de relatórios das diversas áreas da Diretoria Geral; prestar assistência à Mesa Diretora, Comissões e Assessoria Técnica, Consultiva e Jurídica em relação à sua área de competência, sob orientação da Diretoria Geral; apoio e instrução dos serviços gerais de manutenção, vigia, cozinha, conservação e limpeza do prédio, equipamentos e jardins; emitir relatórios pertinentes à área de atuação sob orientação da Diretoria Geral; realizar tarefas determinadas pela Diretoria Geral; arquivar a documentação pertinente a cotação, contabilidade, tesouraria; recursos humanos, compras, licitações e contratos, administração de pessoas, patrimônio; realizar o cadastro de fornecedores; promover o arquivo das áreas contabilidade, tesouraria; recursos humanos, compras, licitações e contratos, administração de pessoas, patrimônio; apoiar o serviço de manutenção geral de equipamentos; acompanhar, avaliar e controlar os serviços de manutenção realizados por terceiros; assistir, apoiar e avaliar estudos sobre utilização de novas tecnologias, bem como acompanhar sua implantação; apoiar o controle do seguro da frota de veículos; apoiar a realização desenvolvimento de obras, conservação e melhorias nas instalações físicas da Câmara; apoiar anualmente a realização de inventário de bens patrimoniais, juntamente com a responsável pelo Patrimônio e suprimentos; assistir a elaboração do inventário de localização e a manutenção de equipamentos de combate a incêndio; receber, armazenar e fornecer materiais de consumo e materiais de escritório para os diversos setores; apoiar o controle os bens permanentes; receber as requisições de compra, devidamente autorizadas e abrir os respectivos processos; zelar pela guarda e conservação do material em estoque; comunicar a existência de material de estoque inservível ou inadequado; realizar a preparação e controle do cadastro de fornecedores; controlar o recebimento de mercadoria conforme nota de empenho emitida; auxiliar o controle das cotas de selos, cópias reprográficas e verbas de gabinete; auxiliar o levantamento mensal dos custos de cada gabinete com materiais diversos e cópias reprográficas, dentro dos limites das verbas de pronto pagamento dos gabinetes; assistir a entrega e controle o kit (materiais mensais) para os Gabinetes de Vereadores; desempenhar atividades correlatas em apoio ao desenvolvimento dos trabalhos; outras tarefas afins. Quanto no atendimento ao cidadão: as atividades realizadas junto da administração interna da Câmara Municipal, serão subordinadas diretamente à Diretoria de Atendimento ao Cidadão e Diretoria Geral: recepcionar e identificar a demanda do cidadão: a) Executar o atendimento prestando os seguintes serviços no Guichê: o elaborar e confeccionar currículos, recibos, solicitações, declarações, carta de emprego, entre outros; o preencher corretamente formulário de atendimento; o informar sobre a Câmara e seus vereadores; o orientar sobre o funcionamento da Adm. Municipal e seus órgãos; o consultar as Legislações Municipais, Estaduais e Federais; o orientar sobre os serviços prestados por correios, cartórios, fórum, delegacia de polícia civil, prefeitura municipal e secretarias, etc.; orientação sobre os Conselhos Municipais; o orientar sobre tramites de projetos e matérias legislativas, fazendo contatos com a Diretoria do Processo Legislativo; o informar sobre agendas de reuniões plenárias, comissão, audiência públicas, entre outros; o informar sobre concursos públicos; o efetuar os serviços referente a xerox e impressão de no máximo 10 copias, ficando a critério da Gerencia copias de numero superior; o executar serviços nos diversos sites disponíveis na internet; o orientação sobre os serviços realizados pelo NPJ e Procon; o executar o atendimento sobre as demandas do Disque Cidadão. b) Quanto a internet popular: o auxiliar o cidadão na realização das pesquisas; o controlar o tempo máximo de 40 min por cidadão; o controlar a entrada de alunos com uniformes escolares; o desempenhar outras tarefas que por suas características se incluam em sua esfera de competência. c) Quanto a serviços de contínuo e outras atividades administrativas: o executar serviços gerais internos e externos de coleta e entrega de correspondências e documentos e atendimento às solicitações, que independam do uso de veículos; manuseio de copiadora; manuseio de equipamentos de som e mídias em eventos da área; controle da expedição e recebimento de correspondências da área; escrituração do livro de protocolo da área; controle e protocolo de correspondência recebida/expedida e documentos oficiais da área; o participar e compor Comissões de Atividades da Câmara Municipal; outras tarefas afins.
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