Apostila Agente de Combate a Endemias Prefeitura de Bauru SP 2023
A Apostila Agente de Combate a Endemias Prefeitura de Bauru SP 2023 é totalmente de acordo com o edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
PORTUGUÊS:
Compreensão/ Interpretação de textos. 1.1. Gêneros Textuais e suas características. 2. Emprego de Vocabulário. 3. Acentuação gráfica – de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. 4. Uso dos Porquês. 5. Morfologia (classes de palavras): substantivo, adjetivo, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e numeral. 5.1. Uso do verbo – flexão verbal – compreensão das pessoas e tempos verbais. 6. Sintaxe – (estudo do sujeito, predicado, verbos transitivos, verbos intransitivos, objeto direto, objeto indireto). 6.1. Período Simples e Período Composto. 6.2. Uso da Crase. 7. Concordância nominal e Verbal. 8. Emprego dos sinais de pontuação. 9. Denotação e conotação – Figuras de linguagem 10. Pontuação.
MATEMÁTICA:
Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais – propriedades, operações, cálculo algébrico, representação geométrica, divisibilidade, números primos, expressões algébricas (operações e fatoração). Operações com números inteiros e fracionários. Raiz Quadrada. Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC). 2. Funções: definição, tipos de funções, propriedades, representações, aplicações. Equações do 1º e do 2º graus. 3. Sistema de medidas para cálculo de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. 4. Razão, proporção, números e grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples. Problemas de Matemática Financeira. 5. Sequência e Progressões – progressões aritméticas e geométricas. Aplicações. 6. Trigonometria da 1ª volta: seno, cosseno, tangente, relações fundamentais. Trigonometria no triângulo retângulo. 7. Matrizes: conceitos, aplicações e operações. Determinantes e sistemas lineares. 8. Noções de Probabilidade. Análise Combinatória. 9. Estatística: média aritmética simples e ponderada, moda, mediana, tabelas de frequência, medidas de dispersão. Análise e interpretação de dados, tabelas e gráficos. 10. Geometria: Cálculos de áreas e perímetros de figuras planas. Volume e área de sólidos geométricos. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. 11. Resolução de situações-problema. 12. Problemas de raciocínio lógico e dedutivo.
INFORMÁTICA:
Conhecimento no Microsoft Windows 7, 8, 10 ou 11 em português: conhecimentos básicos, criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas. Software de processamento de texto: edição e formatação de textos (operações do menu: formatar, inserir tabelas, exibir, arquivo, ferramentas). 2. Conceito e modo de utilização em software de edição de planilhas eletrônicas. 3. Conceito e modo de utilização em software de criação/edição e exibição de apresentações gráficas. 4. Conceitos de informática, hardware e software. Conhecimento no sistema operacional Android. 5. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, protocolos Web, World Wide Web, navegador internet (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Chrome), busca e pesquisa na Web. 6. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança, vírus e ataques a computadores. 7. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 8. Conceitos de acesso à distância.
LEGISLAÇÃO:
BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 05 de outubro de 1988. São Paulo: IMESP, 1988 Seção II – Da saúde, Art. 196 a 200. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm 2. BRASIL. Lei 11.350 de 5 de outubro de 2016. Regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição Federativa do Brasil. Dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11350.htm 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 7.508 de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde – SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm 4. BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS – Política Nacional de Humanização: A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas ainstâncias do SUS – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm 6. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm 7. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2436/GM de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html 8. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº 4 de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde/ Anexo III – Ações e Serviços de Vigilância em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/Matriz-4-Sistemas.html 9. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução CNS nº 588 de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Vigilância em Saúde. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso588.pdf.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Aspectos Epidemiológicos, Diagnóstico e Tratamento. Brasília: 2002. Páginas 6-10. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_aspecto_epidemiologicos_diagnostico_tratamento.pdf 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Dengue instruções para pessoal de combate ao vetor: Manual de normas técnicas. 3. ed., Brasília: 2001. Páginas 7-41; 67-68. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/man_dengue.pdf 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento – 5.ed. Brasília, 2019. Páginas 11-58; 151-155; 281-315. Disponível em: https://repositorio.funasa.gov.br/bitstream/handle/123456789/506/Manual_de_Saneamento_Funasa_5a_Edicao.pd f?sequence=1&isAllowed=y 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses : normas técnicas e operacionais. Brasília, 2016. Páginas 7-17; 53-67. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_controle_zoonoses.pdf 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília: 2009. Páginas 45; 53-94. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf 6. BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de controle de escorpiões. Brasília, 2009. 72 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf 7. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral – 1. ed., 5. reimpr. – Brasília, 2014. Páginas 7-29; 41- 53; 59-78. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_controle_leishmaniose_visceral_1edicao.pdf 8. SÃO PAULO. Instituto Butantan. Organizado por Luciana M. Monaco; Fabíola Crocco Meireles e Maria Teresa G. V. Abdullatif. Animais venenosos: serpentes, anfíbios, aranhas, escorpiões, insetos e lacraias – 2.ed. rev.ampl. , 2017. Páginas 3-12; 23- 26; 37 e 38. Disponível em: https://publicacoeseducativas.butantan.gov.br/web/animais-venenosos/pages/pdf/animais_venenosos.pdf 9. SÃO PAULO. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN. Normas e Orientações Técnicas para Vigilância e Controle de Aedes aegypti. 2017. 12 p. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/sucen/homepage/downloads/arquivos-arboviroses/norte_2.pdf?attach=true
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo de acordo com o edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal em formato ZIP (arquivo compactado).
Bônus:
– Dicas de uma boa REDAÇÃO;
– Técnica do Chute;
– Possui mais de 250 exercícios de fixação gabaritados;
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Agente de Combate a Endemias Prefeitura de Bauru SP 2023.
Download imediato. O material é liberado automaticamente após aprovação do pagamento.
Dúvidas frequentes:
Como faço para acessar o material?
Para baixar basta acessar “Minha conta > Minhas apostilas“. É muito importante conferir o seu e-mail no momento da compra, pois é por ele que enviaremos os avisos. Caso tenha efetuado uma compra e digitado o e-mail incorreto, entre em contato conosco via WhatsApp.
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.