Apostila Assistente Em Administração Concurso UFGD MS 2024
Apostila Assistente Em Administração Concurso UFGD MS 2024 é totalmente de acordo com o Edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
PORTUGUÊS:
Compreensão e interpretação textual. 2. Ortografia e redação oficial. 3. Características de diferentes discursos (acadêmico, publicitário, científico, administrativo, político e outros). 4. Modalidades de uso da língua adequados às várias situações de comunicação (variação linguística). 5. Linguagem formal e informal. 6. Linguagem na web: características de gêneros textuais nas redes de interação social. 7. Organização textual (coesão e coerência). 8. Concordância verbal e nominal. 9. Pontuação, acentuação, crase, hífen e emprego dos porquês. 10. Regência nominal e verbal. 11. Classe e emprego das palavras. 12. Correspondência oficial (aspectos gerais da redação oficial, finalidade dos expedientes oficiais, adequação da linguagem ao tipo de documento e adequação do formato do texto ao gênero). 13. Colocação pronominal. 14. Gêneros textuais: formas e funções. 15. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva e dialogal. 16. Tipos de argumentos: citação, opinião, analogias, contrastes, temporalidade, dentre outros. 17. Emprego das figuras de linguagem. 18. Linguagem simples no serviço público.
INFORMÁTICA:
Conhecimentos básicos de sistemas operacionais para computadores (Windows e Linux). 2. Gerenciamento de arquivos e pastas. 3. Microsoft Word 2010 e OpenOffice Writer (estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto). 4. Microsoft Excel 2010 e OpenOffice Calc (estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados). 5. Microsoft PowerPoint 2010 e OpenOffice Impress (estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides). 6. Navegadores web (Internet Explorer, Firefox e Chrome). 7. Correio Eletrônico (uso de correio eletrônico, preparo, envio de mensagens e anexação de arquivos). 8. Internet (navegação, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas, compartilhamento de arquivos na nuvem). 9. Redes sociais. 10. Hardware (teclado, mouse, CPU, dados de entrada e de saída, lixeira). 11. Ferramentas de busca de informação na web e banco de dados digitais. 12. Gerador de apresentação (criação de slides, formatação e inserção de imagens e objeto, efeitos de transição e animações, instrumentos de apresentação de slides e exportação para o formato PDF). 13. Criação de formulários digitais (Google forms). 14. Noções básicas de webconferencia (Google Meet e Conferência Web RNP). 15. Noções de segurança: conceitos de vírus (spyware, spam, worms etc.), acesso a sites seguros, golpes e ataques na Internet, cuidados e prevenções. 16. Certificação digital.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E NORMATIVAS DA UFGD:
Constituição da República Federativa do Brasil/1988 (Capítulo da Educação – Artigos 205 ao 214). 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/1996 (Capítulo da Educação Superior – Artigos 43 ao 57). 3. Lei n. 10.861/2004 – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 4. Lei n. 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. 5. Estatuto e Regimento da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE A CIDADE DE DOURADOS MS:
Aspectos da história, cultura e economia de Dourados-MS. 2. Características geográficas de Dourados-MS: vegetação, clima, hidrografia e relevo. 3. Características da população de Dourados-MS: povoamento, movimentos migratórios, perfis étnico-raciais e densidade demográfica. 4. Dourados-MS como cidade universitária.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LEGISLAÇÃO RELATIVA AO SERVIDOR E ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:
Ética e função pública. 2. Ética no setor público. 2.1 Decreto n.º 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3. Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 4. Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações (Sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito). 5. Lei n.º 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 7. Lei n.º 11.091/2005 e suas alterações (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação). 8. Lei n.º 12.527/2011 (Acesso à informação). 9. Constituição da República Federativa do Brasil/1988 (Artigo 37 ao 41). 10. Lei n.º 8.027/1990 (Normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências). 11. Programa de Gestão e Desempenho – PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional (Decreto n. 11.072/2022 e Instruções Normativas MGI n. 24/2023 e n. 52/2023).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. 2. Noções de processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle e avaliação. 3. Noções de recursos humanos: recrutamento, seleção, capacitação, desenvolvimento, trabalho em equipe e relações interpessoais. 3. Organização de agenda: manual e eletrônica. 4. Técnicas de organização e registro: fluxo documental e de processos. 4. Administração de materiais e patrimônio. 5. Rotinas administrativas e de escritório. 6. Comunicação organizacional. 7.Funções organizacionais: orçamento e finanças, materiais, licitações, compras e logística no serviço público. 8. Características de textos técnicos: ofícios, memorandos, portarias; comunicados; cartas; avisos; declarações; recibos e atas. 9. Protocolo, registro, tramitação, expedição, arquivamento de documentos. 10. Editais, convocações, convênios e contratos. 11. Elaboração de organogramas, fluxogramas e cronogramas. 12. Comunicação nas organizações e nas redes sociais. 14. Atendimento aos públicos interno e externo. 13. Classificação, catalogação e arquivamento de documentos. 15. Noções de conservação e preservação de acervos documentais. 16. Publicações de atos normativos. 17. Noções de administração de recursos materiais: classificação, tipos de classificação, gestão de estoques. 18. Mapeamento, análise e melhoria de processos administrativos. 19. Noções básicas de gestão de documentos: características, classificação, análise e avaliação de documentos. 20. Elaboração de apresentação de informações em linguagem simples. 21. Características do trabalho de assistente em administração no contexto universitário.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo de acordo com o edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal em formato ZIP (arquivo compactado).
Bônus:
– Dicas de uma boa REDAÇÃO;
– Técnica do Chute;
– Possui mais de 250 exercícios de fixação gabaritados;
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