Apostila Coordenador Pedagógico Prefeitura de Mairiporã SP 2024
Apostila Coordenador Pedagógico Prefeitura de Mairiporã SP 2024 é totalmente de acordo com o Edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
PORTUGUÊS:
Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e seus cargos. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Conhecimentos de regência verbal e regência nominal. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Cargos da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre.
MATEMÁTICA:
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Frações: frações equivalentes, simplificação de frações, conversão de fração em um número decimal, adição e subtração de números fracionários. Progressões aritmética e geométrica. Operações com polinômios. Equações de 1° e 2° grau. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Sistema métrico decimal: quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro. Medidas de massa: tonelada, quilograma, grama e miligrama. Medidas de Volume: metro cúbico, centímetro cúbico e milímetro cúbico. Medida de tempo: hora, minuto e segundo. Conversão de medidas. Área e perímetro de figuras planas. Volume de sólidos geométricos. Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples. Regra de três (simples e composta). Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, união e interseção. Interpretação de gráficos e tabelas (dados estatísticos).
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL:
Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214). Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Municipal nº 3.522 de 24 de junho de 2015 – Plano Municipal da Educação de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.410, de 14 de janeiro de 2022– Disciplina o Horário de Trabalho Pedagógico dos Professores na Rede Municipal de Ensino. Decreto Municipal nº 9.409, de 14 de janeiro de 2022 – Dispõe sobre a acumulação de cargos, empregos e cargos remuneradas na área do Magistério Público Municipal de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.481, de 06 de abril de 2022 – Dispõe sobre as normas regimentais das escolas municipais de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.577, de 25 de agosto de 2022 – Dispõe sobre a adesão do Currículo Paulista da Sistema de Ensino Municipal. Lei Complementar nº 439 de 17 de dezembro de 2021 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Mairiporã; Título III (Art. 184 ao 213). Lei Complementar nº 444 de 11 de janeiro de 2022 – Estatuto do Magistério Público de Mairiporã. Decreto no 9.541, de 15 de junho de 2022, que dispõe sobre a Homologação da Deliberação do Conselho Municipal da Educação nº 05/2022, que institui as Normas Regimentais das Creches Municipais. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. O Currículo Paulista. Programas e Ações do Ministério da Educação para a Educação Básica. Programas e Projetos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. ANDRÉ, Marli E.D.A. (Org.). Práticas Inovadoras Na Formação De Professores. Campinas: Papirus, 2016. 2. FUJIKAWA, Monica M. O Coordenador Pedagógico E A Questão Do Registro. In. ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera M.N.S., O Coordenador Pedagógico E Questões Da Contemporaneidade. São Paulo, Ed. Loyola, 2012. (P. 127-142). 3. GOUVEIA, Beatriz E PLACCO, Vera M.N.S. A Formação Permanente, O Papel Do Coordenador Pedagógico E A Rede Colaborativa. In. ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera M.N.S., O Coordenador Pedagógico E A Formação Centrada Na Escola. (Orgs.) São Paulo, Loyola, 2013. (P. 69-80). 4. IMBERNÓN, F. Professores Sujeitos Da Sua Formação E Com Identidade Docente. In Formação Continuada De Professores. Porto Alegre, Artmed, 2010. 5. MARTINS, F. DE P.; LUCAS, M.; MIRANDOLA, C. S. A Formação De Professoras Alfabetizadoras: Estratégias Formativas Na Aprendizagem Da Docência. In. ANDRÉ, Marli E.D.A. (Org.). Práticas Inovadoras Na Formação De Professores. Campinas: Papirus, 2016. 6. PLACCO, V.M.N.S. E SOUZA, V.L.T. Problematizando As Dimensões Constitutivas Da Identidade Do CP: Articular/Formar/Transformar Como Unidade De Ação. In: In: PLACCO, V.M.N.S E ALMEIDA, L.R. (Orgs) O Coordenador Pedagógico E Questões Emergentes Na Escola. São Paulo, Edições Loyola, 2019. P. 27-36. 7. LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. Avaliação Da Aprendizagem Escolar: Estudos E Proposições. 22.Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 8. VEIGA, ILMA Passos ALENCASTRO (Org.). Projeto Político Pedagógico Da Escola: Uma Construção Possível. 29. Ed. Campinas: Papirus, 2011. (Magistério). 9. CORTELLA, MARIO SERGIO. Qual É Sua Obra? Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança E Ética. 24.Ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 10. MORAN, JOSÉ MANOEL.: MASETTO, MARCOS T; BEHRENS, MARILDA. Novas Tecnologias E Mediação Pedagógica. 21.Ed. Rev. E Atual. Campinas: Papirus. 2013. 11. MANTOAN, MARIA TEREZA EGLER – Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: ed. Moderna 2006. 12. PROENÇA, Maria Alice, Prática Docente. A Aborfagem de Reggio Emilia e o trabalho com Projetos, Portfólios e Redes Formativas. Ed. Panda. 13. RIBEIRO, BRUNA. Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta. Editores Pedro e João. 14. PROENÇA, Maria Alice, O registro e a documentação pedagógica, entre o real e o ideal… O possível. Ed. Panda. 15. EDWARDS Carolyn, GANDINI Lella, FORMAN George; As Cem Linguagens da Criança: Volume 1: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância Capa comum – 29 setembro 2015 Edição Português. 16. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. São Paulo: Penso, 2016. V. 2. 17. LEMOS, Patricia Jantsch; Robson Rodrigues (Orgs). Inovação em educação: perspectivas do uso das tecnologias interativas. Jundiaí: Paco, 2018. 18. SOARES, Magda Becker Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo de acordo com o edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal em formato ZIP (arquivo compactado).
Bônus:
– Dicas de uma boa REDAÇÃO;
– Técnica do Chute;
– Possui mais de 250 exercícios de fixação gabaritados;
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Coordenador Pedagógico Prefeitura de Mairiporã SP 2024.
Download imediato. O material é liberado automaticamente após aprovação do pagamento.
Dúvidas frequentes:
Como faço para acessar o material?
Para baixar basta acessar “Minha conta > Minhas apostilas“. É muito importante conferir o seu e-mail no momento da compra, pois é por ele que enviaremos os avisos. Caso tenha efetuado uma compra e digitado o e-mail incorreto, entre em contato conosco via WhatsApp.
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.