Apostila Instrutor De Informática Temporário Prefeitura de Cascavel PR 2024
Apostila Instrutor De Informática Temporário Prefeitura de Cascavel PR 2024 é totalmente de acordo com o edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
PORTUGUÊS:
Fonologia: Conceito, Encontros Vocálicos, Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica, Prosódia, Acentuação e Ortografia. 2) Morfologia: Estrutura e Formação das Palavras, Classes de Palavras: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunçãoonterjeição e advérbio. 3) Período Composto, Conceito e Classificação das Orações, Concordância Verbal e Nominal, Regência Verbal e Nominal, Crase e Pontuação. 4) Semântica: A Significação das Palavras no Texto. 5) Interpretação de Texto.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO:
Princípio da Regressão ou Reversão. 2) Lógica Dedutiva, Argumentativa eQuantitativa.3)Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, LetraseFiguras.4)Geometria básica. 5) Álgebra básica e sistemas lineares. 6) Calendários. 7) Números fracionários e decimais. 8) Sistema internacional de medidas. 9) Razões Especiais. 10) Análise Combinatória e Probabilidade. 11) Progressões Aritmética e Geométrica. 12) Comparações. 13) Razão e proporção. 14) Porcentagem. 15) Matemática Financeira. 16) Regra de Três (simples e composta)
ÉTICA CIDADANIA E POLÍTICA:
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Dos Princípios Fundamentais(Art.1ºao 4º); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 5º); Dos Direitos Sociais (Art. 6º a11);Da Administração Pública (Art. 37 a 38); Dos Servidores Públicos (Art. 39 a 41); Da Educação(Art.205 a 214). 2) Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal n.º 8.069/1990: Das Disposições Preliminares (Art. 1º a 6º); Do Direito à Vida e à Saúde (Art. 7º a 14); Da Política De Atendimento (Art. 86 a 89); Das Medidas de Proteção (Art. 98 a 102). 3) Estatuto do Servidor Público do Município de Cascavel – Lei Municipal n.º 2.215/1991: Dos Direitos e das Vantagens de Ordem Pecuniária (Art. 150 a 178); Dos Deveres e das Proibições (Art. 197 a198); Da Ação Disciplinar (Art. 203 a 221). 4) Portaria 3.214/78 – Normas Regulamentadoras: 01, 06e17. 5)Lei Federal 8.213/91 (arts. 19, 20 e 21). 6) Lei 5.372 de 08 de dezembro de 2009. 7) Lei Municipal nº 3.800/2004. 8) Lei Municipal nº 5.598/2010.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:
O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. 2)Organização do trabalho pedagógico.3)A organização do espaço. 4)Projetos Pedagógicos e Planejamento de Aula. 5)TeoriasEducacionais.6) Concepções Pedagógicas. 7)Mediação da Aprendizagem. 8)Avaliação. 9)APráticaEducativa.10) O lúdico como instrumento de aprendizagem. 11)Educação Especial e EducaçãoInclusiva.12) Relacionamento Pais e Escola, Ambiente Educacional e Familiar, ParticipaçãodosPais.13) Diretrizes Curriculares Nacionais. 14)Práticas promotoras de igualdade racial. 15) Educação das Relações Étnico-Raciais. 16) Lei Federal 9.394/1996. 17)Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Fundamentos Teóricos).18) Publicações, Normas Regulamentadoras, Pareceres e Resoluções vigentes do MEC relacionadas aos conteúdos indicados e ao exercício das atividades da docência. 19)Legislações vigentes relacionadas aos conteúdos indicados e ao exercício das atividades da docência.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Tecnologia, educação e escola. 2)A informática e a internet na escola. 3)Conceitos de internet e de intranet. 4)Conceitos e modos de utilização de ferramentas e de aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e de pesquisa. 5)Benefícios para a educação com o uso da informática. 6)Formas de utilização da informática em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem. 7)Importância do uso da informática para as instituições de ensino no campo pedagógico. 8)Dificuldades encontradas pelas instituições de ensino para aplicar o ensino de informática em sala de aula. 9)Diferentes tipos de softwares usados na educação. 10)Hardwares – Componentes de microcomputadores; Dispositivos de armazenamento de dados; Dispositivos de entrada e saída. 11)Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, de ferramentas, de aplicativos e de procedimentos deinformática.12) Conhecimentos de instalação e operação dos Sistemas Operacionais Windows10e11eLINUX. 13) Conhecimentos sobre os pacotes de aplicativos de escritório Microsoft Office, WPS Office e Libre Office. 14) Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 15) Noções sobre instalação e operação de redes de computadores, Browser: Internet Explorer, Chrome e Firefox. 16)Robótica Educacional. 17)Noções de segurança para Internet. 18)Inclusão digital. 19)Lógica de programação e algoritmos. 20)Parecer CNE/CEBnº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022. 21)Legislações vigentes relacionadas aos conteúdos indicados e ao exercício das atividades do cargo de Instrutor de Informática.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo de acordo com o edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal em formato ZIP (arquivo compactado).
Bônus:
– Dicas de uma boa REDAÇÃO;
– Técnica do Chute;
– Possui mais de 250 exercícios de fixação gabaritados;
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Instrutor De Informática Temporário Prefeitura de Cascavel PR 2024.
Download imediato. O material é liberado automaticamente após aprovação do pagamento.
Dúvidas frequentes:
Como faço para acessar o material?
Para baixar basta acessar “Minha conta > Minhas apostilas“. É muito importante conferir o seu e-mail no momento da compra, pois é por ele que enviaremos os avisos. Caso tenha efetuado uma compra e digitado o e-mail incorreto, entre em contato conosco via WhatsApp.
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.