Apostila Programa Primeira Infância Processo Seletivo de Monsenhor Hipólito PI 2025
Apostila Programa Primeira Infância Processo Seletivo de Monsenhor Hipólito PI 2025 é totalmente de acordo com o Edital.
CONTEÚDO DA APOSTILA:
PORTUGUÊS:
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipologias e Gêneros Textuais. Compreensão global do texto. Ideias principais e secundárias. Distinção entre fato e opinião. Relação causa-consequência. Elementos de coesão e efeitos de sentido. Inferências. Articulação da linguagem verbal e não verbal. Significados de palavras e expressões no texto. Elementos e momentos da narrativa. Efeitos estilísticos: conotação e denotação. Elementos da comunicação. 2. ANÁLISE LINGUÍSTICA: Ortografia: emprego de letras. Fonética: relações entre fonemas e letras; classificação dos fonemas; encontros consonantais e vocálicos; dígrafos. Pontuação. Acentuação gráfica. Emprego e flexão das classes gramaticais. Estrutura e formação de palavras. Relações morfossintáticas. Colocação pronominal. Vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Variação linguística. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos, hipônimos. Polissemia. Ambiguidade.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO:
NÚMEROS E OPERAÇÕES: Números Naturais: Sistema de Numeração Decimal (características, regularidades), composição, decomposição, representação, localização na reta numérica, resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e problemas de contagem; Números Racionais: diferentes representações (fracionário, decimal e percentual), representação fracionária (reconhecimento, significados, leitura, comparação, ordenação e representação na reta numérica), representação decimal (reconhecimento, significados, leitura, comparação e ordenação e sua representação na reta numérica), resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão), representação percentual (cálculo e representação fracionária de porcentagens simples), representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro. ÁLGEBRA: Sequências e Padrões: Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas ou sequências de objetos e figuras; Sequência numérica recursiva formada por números que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um mesmo número natural diferente de zero; Propriedades da igualdade e noção de equivalência; Razão e proporção: Grandezas diretamente proporcionais; Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais. GEOMETRIA: Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido. Paralelismo e perpendicularismo; Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano; Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características; Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características e ângulos (retos e não retos); Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes; Simetria de reflexão. GRANDEZAS E MEDIDAS: Medidas: tempo, comprimento, massa, temperatura, superfície, capacidade, volume, área de figuras poligonais, perímetro de figuras poligonais e unidades de medida convencionais mais usuais e relações entre as mesmas; Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Leitura, classificação, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas; Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios. RACIOCÍNIO LÓGICO: Resolução de situações-problema. Estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Identificação de regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Legislação e Políticas Públicas; Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016): Princípios, diretrizes e objetivos; Intersetorialidade no atendimento à primeira infância; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990):Direitos fundamentais da criança e do adolescente; Papel da família, sociedade e poder público; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Organização do currículo para crianças de 0 a 6 anos; Proteção social básica e especial no atendimento à primeira infância; Ações do Programa Criança Feliz e políticas associadas; Direitos Humanos e Políticas de Inclusão; Igualdade de oportunidades e combate à discriminação; Desenvolvimento Infantil; Aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional da criança de 0 a 6 anos; Importância da interação familiar e comunitária no desenvolvimento infantil; Brincadeiras e interações como estratégias para o desenvolvimento integral; Práticas de educação e cuidado integradas; Papel do cuidador e do mediador no desenvolvimento infantil; Organização e gestão de espaços pedagógicos voltados para a primeira infância; Atividades lúdicas e educativas: planejamento e aplicação; Gestão e execução de programas sociais voltados para a primeira infância; Monitoramento e avaliação de indicadores sociais e de desenvolvimento infantil; Papel da família no desenvolvimento infantil: orientações e suporte técnico; Ética e Direitos Humanos Ética profissional no atendimento à primeira infância; Respeito à diversidade cultural, social e econômica das famílias atendidas; Direitos das crianças; Combate a violência ou negligência; Conhecimentos Gerais e Atualidades; Temas relacionados à infância e juventude no contexto nacional e global; Avanços e desafios na implementação de políticas públicas para a primeira infância no Brasi e Impacto de desigualdades sociais no desenvolvimento infantil.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo de acordo com o edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal em formato ZIP (arquivo compactado).
Bônus:
– Dicas de uma boa REDAÇÃO;
– Técnica do Chute;
– Possui mais de 250 exercícios de fixação gabaritados;
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