Apostila Assistente Administrativo Concurso CRBio AM 2021
A Apostila Assistente Administrativo Concurso CRBio AM 2021 é de acordo com o EDITAL N º 1, DE 13 DE SETEMBRO DE 2021 – CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA 6ª REGIÃO – CRBio-6/ AM .
CONTEÚDO DA APOSTILA:
LÍNGUA PORTUGUESA : 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual . 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição , de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração . 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5 .8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Redação e correspondências oficiais. 7.1 Manual de Redação da Presidência da República.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA : 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti – spyware etc. ). 5.4 Procedimentos de backup . 5.5 Armazenamento de dados na nuvem ( cloud storage).
RACIOCÍNIO LÓGICO : 1 Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2 Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. 4 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (CÓDIGO 201) : 1 Noções de gestão de processos. 2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos . 3 Noções de administração de recursos materiais. 4 Classificação de materiais. 5 Atributos para a classificação de materiais. 5 Tipos de classificação. 6 Gestão de estoques. 7 Recebimento e armazenagem, entrada, conferência . 8 Objetivos da armazenagem. 9 Critérios e técnicas de armazenagem. 10 Arranjo físico (leiaute). 11 Distribuição de materiais. 12 Características das modalidades de transporte. 12 Estrutura para distribuição. 13 Gestão patrimonial. 14 Controle de bens. 15 Inventário. 16 Alienação de bens. 17 Alterações e baixa de bens. 18 Noções de arquivologia. 19 Arquivística: princípios e conceitos. 20 Legislação arquivística. 2 1 Gestão de documentos. 22 Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 23 Classificação de documentos de arquivo. 24 Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 24 Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 25 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 26 Preservação e conservação de documentos de arquivo. 27 Triagem e eliminação de documentos e processos. 28 Digitalização de documentos. 29 Controle de qualidade da digitalização. 30 Acesso à informação: Lei n. ᴼ 12.527/2011; e Decreto n. ᴼ 7.724/2011. 31 Gestão de pessoas. 32 Equilíbrio organizacional. 33 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 34 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 35 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 36 Ferramentas de gestão da qualidade. 37 Qualidade no atendimento ao público interno e externo. 38 Técnicas de redação. 39 Elaboração de correspondência empresarial e oficial. 40 Elaboração de relatórios. 41 Agenda. 42 Rotinas administrativas e de escritório. 43 Atualização do banco de dados. 44 Noções sobre funcionamento de bancos e cartórios. 45 Noções de administração de materiais e almoxarifado. 46 Noções de cadastro e licitações. 47 Ética e sigilo profissional. 48 Rotinas de pessoal. 49 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. 50 Postura profissional e relações interpessoais.
Características:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou smartphone;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas).
Atribuições do cargo Assistente Administrativo:
Controle de expedição, recebimento e arquivamento de documentos em geral; Operação de fotocopiadoras; Atendimento de clientes internos e externos, pessoalmente, por telefone ou mensagens eletrônicas; Redação, digitação de documentos em geral e elaboração d e planilhas em geral; Controle da manutenção de equipamentos; Manutenção de agenda de contatos; Solicitar orçamentos para a compra de materiais de expediente e de divulgação institucional e locação de equipamentos para eventos internos e externos; Atualizar cadastros; Realizar outras tarefas da mesma natureza, sempre que solicitado. Organizar e dar assistência direta aos trabalhos das comissões internas antes, durante e após as reuniões das mesmas. Ordenar os trabalhos nos setores administrativos; Garantir o bom andamento das atividades dos setores. Confecção de documentos Oficiais em geral e demais atribuições inerentes ao cargo.
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